ABACATE

Nome científico: Persea americana. A Persea americana é uma planta incrível que tem propriedades medicinais até no caroço da fruta, é rico em fibra, proteína, gorduras, açúcares, vitaminas A, B6, E, C, ferro e magnésio.

Postado em - 31-03-2023

A Persea americana é uma planta incrível que tem propriedades medicinais até no caroço da fruta, é rico em fibra, proteína, gorduras, açúcares, vitaminas A, B6, E, C, ferro e magnésio. Além do seu valor nutritivo o abacate é amplamente utilizado na Medicina Ayurvédica para o tratamento de várias doenças, tais como hipertensão, dor de estômago, bronquite, diarreia, diabetes, arteriosclerose, epilepsia, colesterol total, antiviral, entre outras. As folhas possuem efeito analgésico, anti-inflamatório e antitérmico. Apresenta ainda um significativo efeito vasorrelaxante. Outro efeito confirmado do extrato das folhas é o anticonvulsivo, comparável ao Diazepam, este extrato pode ser excelente na prevenção de convulsões. Ainda apresentam a capacidade de controlar os níveis de açúcar no sangue e de reduzir as taxas de gorduras, causando redução no peso corporal e agindo como tratamento antiobesidade. Outra atividade interessante do extrato das folhas é a antimicrobiana, combatendo com bons resultados o agente causador da Tuberculose. Ainda, o extrato das folhas demonstra uma excelente ação antiúlcera gástrica, demonstrando também ação antioxidante. A polpa do abacate é rica em Fitoesterol, que é uma substância que se parece muito com o colesterol, mas que inibe a absorção de colesterol pelo organismo, aumentando a excreção de colesterol pelas fezes. Outra ação importante da polpa do abacate é na prevenção do câncer da próstata. Pesquisas demonstram uma forte ação dos princípios ativos do abacate em inibir o desenvolvimento das células cancerígenas. O extrato da semente apresenta uma excelente ação antibacteriana e fungicida, além de antirreumático. Controla a glicemia e atua na proteção e regeneração das células pancreáticas, apresenta ainda bons resultados contra diarreias, problemas do fígado, da vesícula, dos rins e da bexiga. Essa fruta riquíssima e tão importante para nossa saúde, não apresenta nenhuma toxicidade relevante, porém se consumida em altas doses pode ser prejudicial e causar sério danos. Os principais são: aumento de peso; dor abdominal, gases e constipação; problemas cardíacos; intoxicação, devido ao grande uso de agrotóxico. Segundo o médico coloproctologista doutor Fernando Lemos, do planeta intestino a dose recomendada não pode ultrapassar 100mg de polpa por dia. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0955286304001597 https://www.youtube.com/watch?v=otmoJA29VgM https://autordapropriasaude.com.br/planta/abacate/ https://pt.wikipedia.org/wiki/Abacate#:~:text=O%20abacate%20%C3%A9%20o%20fruto,da%20Madeira%20e%20na%20Sic%C3%ADlia.

Agendar Consulta


IMPORTANTE: Somente médicos, fitoterapeutas e outros profissionais devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Fito Saúde possuem apenas caráter informativo.

Arquivos Relacionados