Postado em - 07-08-2023
Gastrite consiste na inflamação do revestimento gástrico, que pode ser causado por diversos fatores, como infecções, lesões medicamentosas, distúrbios do sistema imunológico, estresse, alimentação inadequada, entre outros.
Pode provocar náuseas, vômitos, dores e desconforto abdominal. Entre o rol de plantas excelentes para esse tratamento vamos destacar:
Saião (Folha-da-Fortuna)
Nome cientifico: Kalanchoe Pinnata.
Parte Utilizada: folha
Tem ação antiulcerogênica, ou seja, trata e previne úlceras no estômago, tem forte ação antibiótica, anti-hemorrágica e cicatrizante da mucosa estomacal. Tratando eficazmente gastrites e ulceras.
Modo de uso: Na forma de suco ou salada.
Obs.: Não há toxicidade relatada.
Deve ser evitado por pessoas com hipotiroidismo.
Agendar ConsultaIMPORTANTE: Somente médicos, fitoterapeutas e outros profissionais devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Fito Saúde possuem apenas caráter informativo.
Nome científico: Cordia verbenácea
Originária do Brasil, a erva-baleeira é uma planta medicinal arbustiva, amplamente distribuída no Brasil. Sendo utilizada para dores musculares, contusões, tendinites, Reumatismos, artrite reumatoide, Gota, Problemas. Embora a erva baleeira apresente muitas propriedades medicinais, a ação anti-inflamatória é a mais poderosa, e das propriedades antialérgica das substancias extraídas das folhas, mostraram redução do edema e outros efeitos associados à inflamação.
Sem toxicidade nas doses recomendadas.
Chá: 1 colher de sopa em 1 copo de água, 1 vez ao dia
Nome científico: Salvia officinalis
Parte Utilizada: Folhas
É utilizado para auxiliar o tratamento de indigestão, problemas de fígado, e intestino preso. Devido sua ação antisséptica pode ser usado em produtos para higiene bucal, auxiliando nas afecções da boca (estomatites, gengivites, glassites, aftas) e garganta (laringite, faringite), antidiarreica, diurética.
Modo de Usar - Infusão: 1 a 1,5 g de folhas em uma xícara de água, três vezes ao dia após as refeições.
Contraindicado para gestantes e lactantes, pois estimula as contrações uterinas e reduz a secreção láctea. Também deve ser evitada por pessoas com problemas no coração e sistema nervoso.
Estudos científicos demonstram que a batata doce tem excelentes resultados no tratamento prevenção das doenças do estômago, prevenção da diabetes, câncer e infarto, melhora da saúde intestinal.
Para tratamento recomenda-se o uso da batata crua, para prevenção pode ser cozida ou assada.
Também pode-se fazer o uso das folhas da batata como salada pois são ricas em minerais essenciais, vitaminas, aminoácidos entre outros.
A batata possui um baixo valor glicêmico, rica em fibras, vitaminas C, B6, D, Cálcio, Ferro e Magnésio.
Batata Doce
Nome cientifico: Ipomea Batatas.
Pode ser qualquer uma das várias qualidades de batatas doces.
Obs.: Deve ser evitada por pessoas com:
- Hipotiroidismo;
- Cálculos renais;
- Obesidade
- Distensão abdominal (gases).
Fonte: USDA.
Indicação: Antigripal, vermífugo, ação digestiva, fungicida, bactericida, larvicida, analgésico, combate vômito e náuseas.
Além da suas propriedades medicinais é excelente bebida, por exemplo para um chá da tarde ou a noite após o jantar devido a sua ação digestiva. De acordo com estudos, a hortelã relaxa os músculos do estômago e melhora o fluxo da bile, que o corpo usa para digerir gorduras, o seu sabor é suave e refrescante.
O aroma da hortelã também proporciona benefícios, pois ajuda a “abrir” as vias aéreas. Pessoas que sofrem com asma e alergias podem se beneficiar do uso da erva. Realizar inalações com hortelã ou beber seu chá pode ser bem útil para aliviar os sintomas.
fonte: fitosaude.com - https://www.ecycle.com.br/hortela/
Para o uso correto de plantas, deve ter a orientação e acompanhamento de um profissional.